MENU
Derrocada arrasta carros em Portalegre, há 86 mil pessoas sem eletricidade
Por Paulo Silva
Publicado em 05/02/2026 10:08
Região

Depois da tempestade Kristin, Leonardo atravessa Portugal, trazendo chuvas intensas e persistentes. Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada devido ao mau tempo, que provocou centenas de feridos e desalojados. A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

 

Mais de 100 estradas cortadas

 

As condições atmosféricas causadas pelas constantes tempestades continuam a obrigar ao corte de trânsito na Autoestrada 14 (Coimbra-Figueira da Foz), em três troços, noutros três de Itinerários Complementares (IC), além de múltiplos troços em 77 estradas nacionais e em 66 municipais.

Fonte oficial da GNR disse à agência Lusa que os condicionamentos na A14 localizam-se na saída para Maiorca e nos nós de ligação à A17 de Casal do Raposo e Ferrestelo.

Há também dois cortes no IC9, em Alcobaça e em vale dos Ovos e um no IC1, em Grândola.

Além destas ocorrências, verificam-se outros condicionamentos em 77 estradas nacionais, e em 66 estradas municipais, por todo o país, segundo a mesma fonte.

 

Dez distritos sob aviso laranja por causa da agitação marítima

 

Dez distritos de Portugal continental, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja - o segundo mais grave - por causa da agitação marítima.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão sob aviso laranja até às 5 horas de domingo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, enquanto na costa norte da Madeira e no Porto Santo o aviso vigora até às 15 horas de sexta-feira.

Também sob aviso laranja, mas por causa da neve, estão os distritos de Castelo Branco e Guarda, até às 5 horas de domingo. A estes juntam-se os de Viana do Castelo, Vila Real e Braga, entre as 12 horas de sexta-feira e as 6 horas de sábado.

Aumentou para 86 mil o número de pessoas sem eletricidade

 

O mau tempo da madrugada desta quinta-feira fez aumentar para 86 mil o número de pessoas sem energia elétrica.

Numa informação enviada à Lusa, a E-Redes indica que, pelas 7.30 horas, nas zonas mais críticas, as avarias decorrentes da depressão Kristin afetavam 76 mil clientes.

Segundo a empresa, o distrito mais afetado é o de Leiria, com 57 mil clientes sem luz, seguido de Santarém, com 15 mil, Castelo Branco, com três mil, e Coimbra com mil clientes ainda sem energia elétrica.

Circulação suspensa na Linha da Beira Baixa entre Entroncamento e Castelo Branco

 

A circulação ferroviária da Linha da Beira Baixa está desde as 8 horas suspensa entre o Entroncamento e Castelo Branco devido a ocorrências provocadas pelo mau tempo e vários serviços estão com constrangimentos, segundo a CP.

Numa informação enviada à agência Lusa, a CP – Comboios de Portugal indicou que a circulação na Linha do Norte está também suspensa devido a inundações na via para os comboios de longo curso em Alfarelos e ainda Urbanos de Coimbra, e no troço entre Castanheira do Ribatejo e Alverca (urbanos de Lisboa), no concelho de Vila Franca de Xira, Lisboa.

Na Linha da Beira Alta, o serviço intercidades entre Coimbra e a Guarda está a ser feito com recurso a automotoras e na Linha do Norte realizam-se os serviços regionais entre Entroncamento e Soure.

Às 8 horas, a circulação na Linha de Cascais continuava a ser feita em via única entre Algés e Oeiras, no distrito de Lisboa.

A circulação ferroviária continua suspensa na Linha do Douro, entre Régua e Pocinho, Linha do Oeste e Linha do Sul, entre Ermidas do Sado e Grândola, realizando-se transbordo rodoviário ao serviço de longo curso.

 

FONTE: Jornal de Noticias

Comentários

Mais notícias

Chat Online