MENU
Mau Tempo: 99 mil sem electricidade em Leiria, mais dois feridos por intoxicação com gerador. Seguro faz doação de Material
Cinco dias depois da violenta depressão Kristin, mantém-se a chuva intensa e ventos fortes. Grua cai sobre prédios na Figueira da Foz e deixa seis desalojados. Vários comboios condicionados.
Publicado em 02/02/2026 15:54
Região

Câmara da Nazaré questiona Governo sobre exclusão de apoios ao sector piscatório

 

O município da Nazaré pediu esclarecimentos à Secretaria de Estado das Pescas e do Mar quanto à não inclusão das actividades piscatórias e de aquacultura nos apoios anunciados na sequência da depressão Kristin.

Numa solicitação dirigida ao secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, o presidente da Câmara da Nazaré, Serafim António, questiona "as razões que justificam esta exclusão, da comunicação pública relativa aos apoios financeiros extraordinários destinados a mitigar os prejuízos provocados pelas recentes intempéries".

O primeiro-Ministro, Luís Montenegro, apresentou no domingo um pacote de medidas destinado a apoiar cidadãos e empresas e a agilizar os trabalhos de recuperação e de restabelecimento de infra-estruturas.

No valor global de 2,5 mil milhões de euros, o pacote inclui apoios à reconstrução, moratórias fiscais e de pagamento de empréstimos, linhas de crédito para as empresas, bem como apoio às autarquias e à recuperação de infra-estruturas públicas.

No pedido ao Governo o presidente da autarquia, do distrito de Leiria, questiona a exclusão das pescas, quando "é reconhecido que vários concelhos da orla marítima foram severamente afectados, com impactos directos nestes sectores de actividade".

 

99 mil casas sem electricidade em Leiria

A E-Redes fez nova actualização às falhas eléctricas que se verificam por todo o país. De acordo com o mais recente balanço, já foi resposta a electricidade em milhares de casas afectadas pela tempestade Kristin, mas Leiria continua a ser a zona mais afectada pelo "apagão" que se prolonga desde quinta-feira. 

"Às 13h30 de hoje [segunda-feira] estão por alimentar 147 mil clientes, sendo que nas zonas mais críticas as avarias decorrentes da depressão Kristin totalizam 133 mil clientes, com Leiria com 99 mil clientes sem energia, Santarém com 23 mil clientes, Castelo Branco com nove mil e Coimbra com dois mil", diz a E-Redes.

 

Fonte: Publico

Comentários

Chat Online