O Festival da Canção 2026 começa este sábado com a realização da primeira semifinal, numa noite em que oito canções vão subir ao palco na luta por um lugar na grande final. Esta é mais uma etapa de um dos mais emblemáticos concursos da música portuguesa, que continua a revelar novos talentos e a apresentar propostas originais ao público.
Nesta primeira gala, serão escolhidas cinco canções finalistas. Quatro serão selecionadas através da votação combinada entre o júri e o público, enquanto a quinta será escolhida exclusivamente pelos telespetadores.
Os temas que entram em competição nesta primeira semifinal são:
– “Jurei”, de Dinis Mota
– “Fumo”, dos Nunca Mates o Mandarim
– “Sprint”, de EVAYA
– “Dá-me a tua mão”, de André Amaro
– “Nos teus olhos”, dos Bateu Matou
– “Chuva”, dos Marquise
– “Onde quero estar”, de Agridoce
– “Pertencer”, interpretada por Mário Marta, com composição de Djodje
A segunda semifinal está marcada para o próximo dia 28 de fevereiro, onde mais oito canções irão disputar os restantes lugares na final, que se realiza a 7 de março.
Este ano, o Festival da Canção assinala a sua 60.ª edição, mantendo o seu papel central na promoção da música nacional. O vencedor terá a honra de representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que em 2026 terá lugar na Áustria.
As galas decorrem nos estúdios da RTP, em Paço de Arcos, com transmissão em direto na RTP1, RTP Internacional, RTP África e também através da RTP Play.