MENU
"Devolveu autonomia". ULS de Braga usa novo medicamento para Parkinson
15/05/2024 10:03 em Novidades

AUnidade Local de Saúde (ULS) de Braga implementou uma nova solução de tratamento para a doença de Parkinson em estado de avançado.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a ULS dá conta de que foi em abril que a primeira doente a recebeu este tratamento pioneiro, a Duodopa subcutânea.

Na nota a ULS explica que antes de surgir esta opção, a utente apresentava "flutuações motoras graves, o que a impedia, em muitos momentos do dia, de realizar as suas atividades diárias". Além desta questão da mobilidade, a utente tinha também de tomar medicação de duas em duas horas, por forma a "controlar os seus sintomas", não obtendo, no entanto, um "bom controlo" dos mesmos.

"Desde que iniciou o tratamento de perfusão subcutânea contínua com Duodopa, a utente demonstrou uma melhoria significativa na sua qualidade de vida. Ao longo do dia, passou a controlar melhor os sintomas motores, sobretudo com redução dos períodos 'off' e das discinesias, o que lhe devolveu parte da autonomia na realização das suas atividades diárias", lê-se em comunicado.

A diretora clínica a para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS de Braga sublinhou que é "com enorme satisfação" que contribuem para "a melhoria da qualidade de vida" destes doentes. "Acreditamos que este novo medicamento pode fazer uma diferença real na vida dos nossos utentes e é para isso que trabalhamos continuamente", concluiu.

Segundo é explicado na nota, o novo medicamento, Duodopa, é uma solução para perfusão subcutânea contínua que combina foslevodopa e foscarbidopa. Os estudos clínicos realizados demonstraram que o Duodopa é eficaz na redução dos sintomas motores da doença de Parkinson, com uma diminuição das flutuações motoras e discinésias (movimentos involuntários).

Fonte: Noticias ao Minuto

COMENTÁRIOS