MENU
Mais de 860 mil vacinas Covid-19 e gripe administradas em duas semanas, indica Direção Executiva do SNS
13/10/2023 12:41 em Novidades

Desde que arrancou a campanha deste ano de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe, a 29 de setembro, já foram administradas 863.029 vacinas, indica o mais recente balanço da Direção Executiva do SNS (DE-SNS), feito esta sexta-feira, relativo às duas primeiras semanas do processo.

De acordo com o organismo, do total de vacinas, 662.735 foram administradas em farmácias comunitárias e 200.294 respeitam a vacinas recebidas pelos utentes nas instituições do SNS.

“Os valores estão a superar as melhores expectativas, sublinhando-se que as várias dimensões deste complexo e inovador processo estão a decorrer com total normalidade”, assinala a Direção-Executiva do SNS, sublinhando que foram ultrapassados “os melhores cenários desenhados pela DGS”.

No fim desta segunda semana, o ritmo de vacinas já era superior a 120 administrações diáias, de vacinas Covid-19 e gripe.

“De referir que no ano de 2022, a campanha de vacinação iniciou-se no principio do mês de setembro, sendo que no final da segunda semana tinham sido administradas 563.214 vacinas (COVID + Gripe), o que significa que assistimos este ano a um aumento superior a 50% no número de vacinas administradas, durante esta fase de implementação do plano”, descreve a DE-SNS.

A nota agradece aos portugueses, pela disponibilidade perante a causa, que explica o sucesso que a iniciativa tem tido, bem como às doze organizações e profissionais de saúde envolvidas, “com realce para a forma como as farmácias comunitárias têm-se constituído como parceiras neste desígnio”.

“A DE-SNS prevê atingirmos um milhão de vacinas administradas (COVID + Gripe) durante este fim-de-semana”, termina o organismo.

Fonte: Executive Digest

COMENTÁRIOS