MENU
Combustíveis? Vem aí mais uma descida acentuada. Saiba quanto vai poupar na próxima semana
13/10/2023 12:32 em Novidades

O preço dos combustíveis vai manter a tendência de queda das três últimas semanas a partir desta segunda-feira: e, à semelhança da última semana, de acordo com as principais petrolíferas nacionais, os preços vão baixar de forma expressiva. Assim, a “evolução das cotações em euros aponta para uma descida de 2,5 cêntimos por litro no preço da gasolina 95. Já o gasóleo vai baixar 2 cêntimos por litro”, adiantou fonte do setor à ‘Executive Digest’.

A tendência de subida e descida dos combustíveis é confirmada pelos preços dos postos de abastecimento junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada de combustíveis. “A tendência da próxima semana será para uma descida acentuada de 0,0271 euros mas também no gasóleo em 0,0239 euros.”

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,784 euros enquanto o do gasóleo vale 1,729 euros. Veja no gráfico em baixo a escalada recente dos preços, que começou a ganhar “ritmo’ no final da primeira semana de julho e que demonstra agora vontade de se inverter.

 

As cotações podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina subiu, desde o início de julho, 11,8 cêntimos, um crescimento ‘replicado’ pelo gasóleo, que valorizou, no mesmo período, 23,3 cêntimos, ao qual acresce o descongelamento gradual da taxa de carbono, proposto pelo Governo, que representou um aumento adicional de 2 cêntimos.

Quer isto dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa mais 15,18 euros do que no início de julho. Já para atestar um depósito de gasolina a fatura fica cerca de 7,08 euros mais cara.

Portugal tem a 9ªª gasolina 95 mais cara da Europa

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 0,9 cêntimos acima da média europeia e 7,9 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 15ª posição do ranking europeu.

Neste particular, os Países Baixos apresentam a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 2,058 euros. Há apenas dois países europeus acima da barreira dos 2 euros por litro. Já a Suécia ‘reina’ no gasóleo: 2,215 euros.

 

Fonte: Executive Digest

 

COMENTÁRIOS